FAQ

Você é desenhista há muito tempo?

Eu não sei desenhar. Eu fiz todo o material gráfico do site em formato vetorizado porque não tenho destreza de fazer desenhos a mão.

Qual programa você utiliza para fazer suas tirinhas?

Inkscape. É livre, disponível para Linux e funciona muito bem.

Você publicava tirinhas antigamente! Por que você ficou desde 2012 sem produzir novas tirinhas?

Nos primórdios da Internet, eu percebi que poderia produzir conteúdo para entreter as pessoas. Descobri então uma nova fonte de dopamina. Expor conteúdo próprio e receber os devidos elogios me faz sentir destacado, faz bem para o ego. E se nos deixamos levar pelo piloto automático, acabamos movidos pelas aprovações alheias. Uns vão para a academia vestindo camiseta regata, outros tiram selfies com biquinho—a escrita e o desenho foram as mídias óbvias que encontrei para conseguir minha validação.1 Entre 2004 e 2012, publicar meus textos e desenhos eram minha dopamina. Saber que alguém apreciava meu trabalho me dava barato.

Contudo, ao longo do tempo acabei aprendendo o que deveria ter aprendido na infância: a aprovação externa não é substituto da aprovação interna. Parece uma óbvia frase de livros de auto-ajuda, mas para quem cultiva alguns transtornos desde criança, compreender este fato é libertador.2 Quando finalmente cheguei à raiz dos meus problemas, buscar a aprovação de outrém deixou de ser uma meta. Desta forma, manter uma meta no backlog que não faz mais sentido, oras, não faz sentido.

Mas se o Nebulosa não era mais sua prioridade, por que manteve o site no ar?

Eu podia ter vencido o problema da auto-estima, mas ainda era prisioneiro da falácia do custo irrecuperável: quanto mais tempo, dinheiro, energia ou amor que investimos em alguma coisa, mais difícil é abrirmos mão dela. Com o Nebulosa Nerd’s Bar, eu investi todos esses itens. Eu “queria querer” continuar o Nebulosa. Quem sabe num dia de inspiração? Eu queria que este dia viesse, mas se passaram anos e este dia não vinha. Ainda assim eu me recusava a colocar um ponto final no projeto. Nunca deixei de pagar o boleto do domínio e hospedagem do site,3 porque “quem sabe o dia de amanhã?” Assumir que meu trabalho de estimação chegara ao fim depois de tanto esmero seria minha toalha jogada, uma derrota pessoal. Eu precisava que o site continuasse a existir, mesmo sem ter certeza do porquê. Percebi finalmente que o custo em sustentar um fantasma é maior que seu exorcismo. Enquanto eu não liberasse os slots ocupados pelo projeto do Nebulosa, ainda que morto, eu acabaria negligenciando novas oportunidades.

Então você está enterrando o site?

A resposta é algo com bordas difusas entre o sim e o não.

Como uma construção desabitada por muito tempo, o site ficou em ruínas. Então resolvi dar um sopro de vida no projeto. Isto significa continuar com o domínio no ar, mas readequar o layout do site e das tirinhas para o formato mobile. Também estou republicando algumas tirinhas: mudando as fontes, fazendo alguns upgrades estéticos, entre outras coisas. O site agora é publicado em formato estático (um Wordpress desatualizado é uma porta aberta para script kiddies fazerem estripulia). Quando eu parar de desenhar de uma vez por todas, quero que o site permaneça bonito e ainda acessível para humanos ou semi-humanos da futura singularidade.

Desejo também fazer tirinhas novas de vez em quando. Mas não pela opinião alheia, nem para satisfazer meu ego. Sem prazos, sem promessas, sem rotina; estou publicando material novo e republicando o material antigo por prazer.

Considero este desfecho um final feliz. O Nebulosa Nerd’s Bar foi um projeto que me trouxe muita satisfação. Ele cumpriu seu papel quando foi necessário. Muito além disso, teve um alcance que jamais imaginei conseguir e me colocou em contato com pessoas absolutamente fodas que jamais imaginei existirem.

Com que rotina as tirinhas serão publicadas?

Pretendo primeiramente editar as tirinhas antigas, pelo menos uma por semana, principalmente se as melhorias da tirinha forem pequenas. Se eu sentir que o enredo merece ser pesadamente alterado, ela será considerada uma tirinha nova e irá para o fim da fila.

Terminada a fase de reedições, tentarei publicar uma tirinha nova todo dia 15 e 30. As publicações serão anunciadas no Twitter, Facebook e Instagram.

Por que você renomeou o Nebulosa Nerd’s Bar para Nebulosa Bar?

Praticidade. O nome do domínio já não tinha o “Nerd’s”. Em segundo lugar, quando batizei o Nebulosa em 2008, o termo “nerd” que eu tinha em mente já não tinha o mesmo significado há alguns anos. Atualmente, menos ainda. Prefiri então decepar o nome do site a ser associado com hipsters de Malhação.

Você também trocou de nome?

“Newton Gonzales” era meu pseudônimo artístico desde a época do blog do Frango Misterioso. Este nome surgiu de uma conversa com o Quase-Físico na época em que morávamos na mesma república, quando confabulávamos como seria um universo alternativo onde grandes nomes da ciência nasciam na América Latina. Eu aposentei o pseudônimo depois de ver como é desengonçado organizar emails e cadastros online com nomes diferentes. Além disso, pessoas me chamando por um nome que não era meu dava uma sensação esquisita e me deixava desorientado por umas frações de segundo.


  1. Não sei cantar nem dançar e sempre fui daquelas crianças que eram escolhidas por último no futebol. Restaram-me poucas alternativas. ↩︎

  2. Não é errado nem desumano sentir prazer em ser validado por outros. Duvido que exista um ser humano capaz de se manter indiferente a um elogio. É melhor, entretanto, que esta busca por aprovações externas não te consuma a ponto de se tornar um objetivo – ou pior, uma prioridade. ↩︎

  3. Exceto em julho de 2017, quando o boleto venceu enquanto eu viajava e meu domínio .com passou a ser refém da empresa que o mantinha. O resgate pedido era de 1000 USD. Até que o domínio .com.br não é tão ruim assim. ↩︎